experiências municipais em vigilância
Transformar dados em ações e estratégias, além de trabalhar com evidências técnicas para a construção de políticas públicas, é o caminho que tem colocado a Prefeitura de Arujá em destaque no cenário estadual. O município participou, nos dias 11 e 12 de novembro, na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, da Mostra de Experiências Municipais em Vigilância Socioassistencial.
A Mostra integra o Projeto de Desenvolvimento das Macroatividades da Vigilância Socioassistencial, iniciativa que fortalece a atuação dos municípios paulistas na produção, análise e uso de informações territoriais, contribuindo para o aprimoramento da gestão e do planejamento das políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento reuniu gestores e técnicos de todo o Estado para apresentar e reconhecer boas práticas locais que qualificam a gestão do SUAS.
A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, participou com a exposição de um banner sobre o tema “Desafios Vividos, Estratégias Construídas: A Prática de Vigilância Socioassistencial em Arujá”, que apresenta o processo de estruturação da área no município e as ações desenvolvidas desde 2023. Representaram o município as profissionais Agda Neri, Renata Muniz e Ângela Silva, da equipe de Vigilância Socioassistencial.
Entre os principais destaques da experiência arujaense estão:
Após a Mostra, o banner segue para Brasília, onde será exposto na Conferência Nacional de Assistência Social, que ocorrerá de 6 a 9 de dezembro de 2025, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
A Vigilância Socioassistencial vem se consolidando em Arujá como uma área estratégica do SUAS, promovendo o uso qualificado de dados para aprimorar o atendimento, orientar o planejamento e garantir direitos à população.