Operação preventiva às chuvas de verão

Secretaria Municipal de Segurança

Saiba Mais

04/12/2025
Author avatar
Prefeitura de Arujá

Secretaria Municipal de Segurança Pública dá início à operação preventiva às chuvas de verão

Em uma ação voltada à prevenção e a reparos de impactos decorrentes de fortes chuvas, a Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade, deu início à operação “Chuvas de Verão”. A medida deverá ser mantida até o dia 31 de março de 2026, com o fim da estação.

Operada pela Coordenadoria de Defesa Civil, a atividade visa prevenir e minimizar os impactos decorrentes de possíveis enchentes, deslizamentos de terra e outros problemas relacionados às chuvas intensas, garantindo a integridade física da população.

As ações da operação incluirão, dentre outros: o monitoramento constante das condições meteorológicas; a limpeza e desobstrução de bueiros e sistemas de drenagem (já realizados durante todo o ano pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços); o reforço nas equipes de emergência para atendimento rápido em casos de enchentes, deslizamentos e outros incidentes, além da organização de campanhas de conscientização da população sobre os riscos e medidas preventivas durante o período de chuvas.

Washington Luis Beolchi Adami, secretário municipal de Segurança Pública, comentou sobre a operação e salientou que “toda a equipe de segurança, em especial a Coordenadoria de Defesa Civil, está colocando em alerta os atores principais, se antevendo aos problemas que, porventura, possam ocorrer e fiscalizando diversas áreas do município”.

Como prova de comprometimento, a equipe da Secretaria Municipal de Segurança vêm participando de eventos e ações referentes ao tema. Na última segunda-feira (1), o coordenador da Defesa Civil de Arujá, Sidnei Custódio de Souza e o secretário municipal de Segurança participaram do lançamento do programa “SP Sempre Alerta – Operação Chuvas”, do Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa, apresentada no Palácio dos Bandeirantes, marca a abertura do período mais sensível para deslizamentos, enchentes e enxurradas no estado, e busca garantir mais precisão nas previsões, maior agilidade nos alertas e mais capacidade de resposta.

Vale lembrar que Arujá, no ano passado, não teve ocorrências graves de alagamentos graças ao trabalho conjunto que já vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança, juntamente com a Defesa Civil de Arujá, a Guarda Civil Municipal (GCM), o Departamento de Trânsito, o Conselho da Defesa Civil, o Gabinete Gestor de Crise, as equipes da pasta de Serviços, dentre outras.

O secretário de Segurança indica à população o uso do aplicativo “199 Cidadão”, ferramenta da Defesa Civil, que funciona como um canal de comunicação direta com a população, especialmente para o reporte de emergências e o recebimento de alertas.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo