Vale Reciclar Móvel

Fundo Social de Arujá

Saiba Mais

06/11/2025
Author avatar
Prefeitura de Arujá

Fundo Social de Arujá lança 'Vale Reciclar Móvel' no dia dos Fundos Sociais

O Fundo Social de Solidariedade de Arujá lançou, nesta segunda-feira (3), Dia dos Fundos Sociais, a Loja “Vale Reciclar Móvel”, que funcionará em um reboque itinerante, com atendimento nos bairros da cidade. A iniciativa tem como objetivo ampliar o alcance do projeto, levando educação ambiental, acesso a produtos e serviços e mais oportunidades a novas famílias de Arujá.

O novo modelo itinerante estará em um bairro diferente a cada semana. O primeiro a receber será o Parque Rodrigo Barreto, entre esta segunda-feira (3) e 7 de novembro, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, no Centro Dia do Idoso (CDI), localizado na Rua Professor Luiz Gonzaga Colangelo Nóbrega, 181.

Cada morador poderá levar até 30 quilos de recicláveis por dia, sendo limitado a um morador por residência. Para troca o limite é de 100 quilos por mês, tanto na unidade fixa, quanto na móvel.

Os materiais arrecadados podem ser trocados por alimentos, roupas, produtos de higiene, itens de limpeza e até serviços, como corte de cabelo e massagens.

A presidente voluntária do Fundo Social, Clau Camargo, destacou a importância da ampliação, que deve dobrar a capacidade de coleta de recicláveis: “O ‘Vale Reciclar’ alia sustentabilidade e solidariedade e tem custo zero para o município. Lançar a loja móvel no Dia dos Fundos Sociais simboliza a união entre cidadania, responsabilidade ambiental e o fortalecimento das ações sociais. Queremos transformar resíduos em oportunidades, beneficiando as famílias e cuidando da nossa cidade e do nosso planeta”, afirmou, lembrando que foi graças ao jantar beneficente que a iniciativa foi viabilizada.

O prefeito de Arujá, Dr Luis Camargo, complementou que, desde o início do projeto, sete toneladas de recicláveis foram arrecadados por mês e afirmou: “Vale lembrar que a COP 30 (Conferência das Partes, que trata sobre as mudanças climáticas e é organizada pela ONU – Organização das Nações Unidas) está aí para acontecer e é bom a gente comentar que não adianta só o discurso, falar de meio ambiente, de cuidar dos rios, das florestas, dos lagos e dos animais. É preciso focar nas ações concretas, naquilo que necessita ser feito, nas iniciativas que precisam ser tomadas. Arujá, particularmente, tem mostrado o seu papel. Nesse último verão, praticamente não tivemos alagamentos na cidade e isso demonstra que estamos preocupados, atentos e atuantes nesta questão”, exemplificou.

A presidente da Câmara Municipal de Arujá, Professora Cris, elogiou a iniciativa e disse em seu discurso: “A Câmara Municipal está ao lado do Executivo, ajudando-o a conduzir a nossa cidade sempre com olhos para o futuro. As pessoas têm que conhecer os nossos programas, para que possamos conduzir a cidade da melhor forma”.

Carlos Henrique Nicolau, diretor da Cora (Cooperativa de Reciclagem de Arujá), que é responsável pela coleta dos resíduos recicláveis entregues na Loja Vale Reciclar fixa (localizada dentro do próprio Fundo Social na Avenida Amazonas, 743, Centro) e agora também na Vale Reciclar Móvel, enalteceu a parceria com a administração municipal, o fortalecimento e a geração de trabalho para 22 famílias de colaboradores. Segundo ele, foi “um marco” aumentar a capacidade produtiva e aumentar a renda dos cooperados.

Desde a sua inauguração, a Loja Vale Reciclar já arrecadou mais de 250 toneladas de recicláveis, que foram direcionados à CORA, deixando de ir para o aterro sanitário e gerando economia para o município. A partir da sua criação, em janeiro de 2022, o projeto soma mais de mil clientes cadastrados, 10 mil transações realizadas e parcerias com diversas empresas e comércios locais.

Reconhecido como referência estadual e viabilizado com apoio da ONG Espaço Urbano, o Vale Reciclar hoje integra o Manual Técnico do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo e já inspira outras cidades, como Guarujá, Mogi das Cruzes (em que uma cooperativa de mulheres criou sua própria loja, baseada no modelo de Arujá) e, futuramente, São José dos Campos; município que foi representado no evento do Vale Reciclar Móvel pelo vereador Rafael Pascucci. Na ocasião, Camargo também aproveitou para agradecê-lo pela visita, bem como à assessoria, que se fez presente, do deputado federal Saulo Pedroso, que concedeu um importante aporte financeiro para transformar o ginásio Paschoal Dourado em um grande complexo esportivo.

Agora, com a ampliação da reciclagem em Arujá, o Fundo Social segue aberto a novas parcerias com empresas e comércios que queiram colaborar com a iniciativa, ajudando a fortalecer a consciência ambiental, promover dignidade e ampliar os resultados sociais e ambientais do projeto.

Também estiveram presentes no lançamento a esposa do vice-prefeito, Larissa Machado, a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Daniel, que representou os demais secretários presentes, os vereadores Tiago Ursão, Ana do Esporte, Juvenildo, Robertinho, Leandro Larini, Renan de Arujá, Professor Danilo, além da presidente da Cooperativa de Trabalho das Mulheres Unidas na Reciclagem (Coopermur) de Mogi das Cruzes, Maria Helena Alves Marques. O subsecretário da Longevidade, Fabio Ferreira, conhecido como Fabinho do INSS, e Ronilson Silva, diretor das Pessoas com Deficiência (PCD) de Arujá, que fez questão de subir a rampa de acessibilidade do trailer do Vale Reciclar Móvel, também marcaram presença, assim como demais servidores, representantes de entidades e a população.

Confira a seguir onde estará o Vale Reciclar Móvel nesta semana e nas próximas e, para mais informações, acesse o site https://www.prefeituradearuja.sp.gov.br/ ou ligue para o Fundo Social de Solidariedade de Arujá no 4651-4097.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo