traz cor e magia para o município
O Museu Municipal “Umbelina Ferreira Barbosa”, no Centro, foi abrilhantado por um feitiço cultural nesta quinta-feira (21), às 19h, com a inauguração da exposição “Arujá Encantada: saberes e mitos do folclore brasileiro”. Gratuita e aberta a todos os públicos, a mostra segue até o dia 19 de setembro, de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A ação da Prefeitura de Arujá é executada pela Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Prefeitura de Arujá e traz à vida quatro personagens emblemáticos do folclore nacional: Boitatá, Iara, Cuca e o Boto-cor-de-rosa.
As figuras, interpretadas por atores da Cia Toa de teatro, intensificam ainda mais a experiência imersiva e dão voz e cor à lendas do folclore brasileiro, que nos acompanham desde a infância. As “aparições” serão feitas todas as terças e quintas-feiras às 8h30, 10h, 13h30 e 15h.
Com direito à gruta da Cuca, ao Lago do Boto e a uma árvore encantada, onde vive o temido Boitatá e o Curupira, cada espaço foi pensado para despertar, de maneira lúdica, a magia dos segredos e mitos nacionais no coração de cada arujaense.
Rogério da Padaria, secretário de Cultura, realizou a abertura do evento, que contou com a presença de Tiago Ursão – ambos representando a Prefeitura e a Câmara de Arujá, respectivamente.
A equipe de Cultura, em conjunto com Marilu Paulino de Almeida, coordenadora do Museu “Municipal Umbelina Ferreira Barbosa”, arquitetou o projeto, há quatro meses, com o objetivo de valorizar a cultura brasileira e de trazer uma ação educativa e imersiva à população arujaense.