reúne 10 mil pessoas na Praça de Eventos
A Praça de Eventos Marcos Tomé de Araújo dos Santos, localizada no Centro Residencial, recebeu, neste domingo (27), o 3º Encontro Anual de Antiguidades. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura e é realizado em conjunto com a Feira do Microempreendedor, também recebeu apoio das secretarias municipais de Cultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e Lazer.
A iniciativa atraiu cerca de 10 mil pessoas, entre visitantes, microempreendedores e apaixonados por veículos antigos. Ao todo, mais de 1.200 automóveis estiveram em exposição, além de 46 tendas de comércio administradas por microempreendedores locais.
Donizete Ribeiro, organizador do Encontro Anual e também do Encontro Mensal de Antiguidades (EMAA), avaliou a ação como uma impulsionadora do comércio local. “Através da parceria público-privada, unimos microempreendedores com empresários e geramos negócios até mesmo dentro do evento”, afirmou.
No evento, o público pôde acompanhar um verdadeiro show de habilidade na pista com os pilotos Clerisson Pinguim e Nayla Cabral, que arrancaram aplausos com suas manobras. As bandas “Coletivo Pop” e “Ralé” também marcaram presença no evento e agitaram o público.
Entre as atrações de destaque estiveram raridades como caminhões de bombeiros americanos da década de 1980, ônibus de turismo nacionais, os clássicos Maverick e Cadillac, além de premiações para o veículo mais antigo, para a maior distância percorrida e para a maior equipe.
Encontro de Antiguidades consolida tradição em Arujá
O Encontro de Antiguidades firmou-se como uma tradição no município de Arujá. Oficializado há três anos pela Associação Brasileira de Veículos Automotores Antigos (ABRAVAA), o evento anual chega agora à sua 3ª edição. No entanto, os encontros mensais, que deram origem à iniciativa, já são realizados há cerca de dez anos.
Segundo Donizete, idealizador do projeto, o início foi modesto e desafiador. “Começamos em 2015, com apenas três carros e algumas bicicletas antigas. Foram muitos obstáculos, mas também muitas conquistas ao longo dessa década, sempre com o apoio de nossa equipe”, relembra.
Atualmente, em 2025, a 3ª edição do Encontro Anual de Antiguidades veio para reafirmar a posição do evento como um dos mais tradicionais no município e como um impulsionador do desenvolvimento econômico local. São dez anos unindo nostalgia, solidariedade e história.